Sexta-feira, 6 de Março de 2020

(IN)CONFIDÊNCIAS

Foto Raúl Cruz.jpg

Responde: EUNICE MUNÔZ

 

DESABAFO: Por vezes, traz-nos problemas. Tem de ter sempre uma direcção certa. Quando assim é, torna-se fundamental, porque quem desabafa liberta-se de um peso grande. Passa a ser comprometedor se for parar a ouvidos que não tenham por esse desabafo o respeito que ele merece.

SUGESTÃO: Todos nós temos tendência para dar sugestões. Pessoalmente, não as dou muito. Não faz parte da minha maneira de ser. Fico sempre um pouco intimidada. Quem sabe, até, por uma questão de vaidade. Se a minha sugestão não resultar, posso ficar numa situação difícil…

DISPARATE: Todos fazemos disparates na vida. Penso que ninguém se atreverá a dizer que nunca os fez. A maior parte das vezes, somos nós próprios que fabricamos os disparates. Podia encher uma folha com todos os meus disparates – e os dos outros.

ESCÂNDALO: Já Jesus falava no escândalo. São situações muito difíceis. Qualquer um de nós pode vir a estar metido num escândalo. Às vezes, nem sequer nos passa pela cabeça que determinada coisa possa tornar-se num escândalo. Tudo depende dos ouvidos que ouvem, dos preconceitos, da pouca humanidade que existe nas pessoas que o comentam e naquelas que, por vezes, o fabricam.

APLAUSO: Tenho de dar graças a Deus pela minha vida profissional ter sido sempre rodeada disso mesmo: de aplausos. Estreei-me muito pequena, com treze anos, no D. Maria. A partir dessa altura, tive logo a meu lado uma mulher extraordinária, que se chamava Amélia Rey Colaço. Que me protegeu sempre, que me deu sempre muita da sua ternura, do seu afecto. Que sempre me entusiasmou a fazer as coisas e que sempre me foi aplaudir, ao longo da minha carreira. Os aplausos dela são inesquecíveis para mim. Do público, sempre tive também essa ternura e essa estima através do aplauso. Lembro-me de uma história bonita. Quando fiz a Joana d’Arc, apercebi-me de que um homem – sempre o mesmo – descia pela coxia central, ia à beira do palco, e dizia os seus «bravos». Ao longo de muitos anos ele fez exactamente assim, e repetia sempre: «Bravo, Joana d’Arc, bravo!» Um dia, suponho que pela ordem natural das coisas, desapareceu, partiu. Eu tinha vinte e sete anos quando fiz a Joana d’Arc, e já então ele era um senhor de meia idade…

EXPECTATIVA: A partir de certa idade não se está em situação – nunca se está – de perder tempo. O tempo é precioso. Estou, pois, na expectativa…

PREOCUPAÇÃO: É aquilo que nos faz acordar de noite e a partir daí ter muita dificuldade em voltar a adormecer. Tenho muitas preocupações. Mas não dizem respeito ao meu trabalho. O meu trabalho é a forma de lutar contra elas. Quem tem, como eu, seis filhos, netos, fatalmente, tem de ter muitas preocupações. As minhas cingem-se à minha vida familiar. Aí, sim, são permanentes. Mas vou lutando contra elas. Sempre fui uma mulher forte e uma lutadora em relação a muitas coisas da minha vida. Entretanto, faço o que toda a gente faz: viver com as preocupações sem permitir que elas nos destruam completamente.

EMOÇÃO: É uma das coisas mais belas da vida. Deus deu-nos esse prazer imenso e não há palavras para Lhe agradecer essa dádiva. É das coisas grandes da vida. Das coisas boas da vida. É aquilo que fica depois de já ter passado muita coisa. São momentos da nossa vida e não são tantos assim. Mas são tão fortes, tão belos, tão extraordinários, tão únicos, que ficam em nós para sempre. E são as emoções que nos dão esses momentos inesquecíveis.

AMOR: É a grande palavra. É a chave do mundo. É indispensável na nossa existência. Todo o amor é fundamental. Sem o amor, como é que nós conseguíamos viver? E é tão difícil, tão triste, quando pensamos ou começamos a perceber que não nos têm tanto amor como gostaríamos. O que fará viver sem ele! Há pessoas – e temos de nos lembrar sempre disto – que não têm essas hipóteses. Pessoas que vivem rodeadas de muito pouco ou nenhum amor.

SAUDADE: É tudo aquilo que Camões diz, não é? É difícil definir o que é a saudade. É tão indefinível, tão especial… É portuguesa! Os poetas é que são capazes de a explicar. No que me diz respeito, não sou uma pessoa saudosa. Não vivo da saudade do que ficou para trás. Não faz parte da minha natureza. Nunca fico agarrada ao passado. Não quero dizer que ao longo da minha vida não tenham existido coisas muito belas. Existiram, graças a Deus! E é muito bom lembrá-las, recordá-las. Mas não acompanhadas desse sentimento. O passado é o passado, está lá, lá ficou. A saudade que me dói é feita de coisas diferentes. Da energia que tinha há vinte anos, por exemplo. Isso, sim, dessa energia, desse entusiasmo de ser capaz de suportar as coisas com outra segurança, com outra força, com essa outra coragem, disso sim, tenho saudades. Disso é que eu tenho saudades.

SONHO: Há sempre uma tendência para se dizer disto ou daquilo «é, realmente, um verdadeiro sonho!». Sonhar é bom. Eu gosto de sonhar. Mas sonho pouco. Sempre tive os pés bem agarrados à terra. Sempre fui uma criatura telúrica. Nunca sonho com coisas que não posso realizar. Não vale a pena. Os meus sonhos vão só até onde eu possa concretizá-los. Sempre deitei fora as coisas irrealizáveis.

MEDO: Seríamos diferentes se não tivéssemos medo. É o grande inimigo de todos nós. O maior de todos. Cria-nos problemas constantemente. É uma coisa terrível. Altera tudo em nós. Altera, até, a nossa própria personalidade. Assusta-nos. Ficamos diminuídos com o medo. Mesmo com aquele medo muito simples, o da timidez. Até aí, o medo, é sempre o nosso inimigo.

INTIMIDADE: É a minha casa, os meus objectos, as minhas velhas coisas, as minhas histórias, que cada uma delas tem. É a minha ligação com os meus filhos, com os homens da minha vida, alguns deles que me deram os meus filhos. É qualquer coisa de muito precioso para mim. É como uma pérola. Mas não ofereço a minha intimidade a muita gente. Sempre fui assim. Muito fechada. Tenho amigos, felizmente, mas são poucos, muito poucos. Aqueles que recebo na minha casa e a casa de quem vou, são muito poucos também. Tudo o que possa perturbar a minha intimidade, deixa-me nervosa. Com vontade de afastar determinadas pessoas, com as quais sei que não posso ter intimidade.

FIGURA PÚBLICA MAIS: Há pessoas que admiro muito. Uma delas é a Maria João Pires. Por tudo o que ela é. Pela generosidade extraordinária que tem para com o seu semelhante. A Maria João é comovente. Uma mãe extremosa. A sua grande inquietação são os seus filhos, os seus netos. É uma pessoa inesquecível. Tão caritativa, tão natural, que me deixa comovida. Não tem um gesto, uma palavra, que não sejam espontâneos. É incapaz de ter uma pose. Rendo-lhe toda a minha admiração.

FIGURA PÚBLICA MENOS: Não vou falar de ninguém em especial. Há figuras públicas menos, mas será que as razões porque elas o são estão todas certas? Com que direito falamos dessas pessoas por quem temos menos admiração ou menos respeito? O que conhecemos delas chegará para as colocarmos de lado? No fundo, sabemos tão pouco uns dos outros…

CALENDÁRIO: O meu deu-me uma bisneta, chama-se Sara. É um segundo bisneto. O primeiro, filho do meu neto mais velho, chama-se Lucas e é um amor. O meu calendário, aí está bem preenchido…

 

Coordenação: SOLEDADE MARTINHO COSTA

Fotografia: RAÚL CRUZ

(Publicado pela primeira vez na revista Notícias/Magazine do Diário de Notícias)

publicado por sarrabal às 19:58
link | comentar | favorito
3 comentários:
De a 12 de Março de 2020 às 18:32
Gosto deste tipo de entrevistas, algo diferente do habitual.
Permita-me que refira apenas um pequeno pormenor: estão aqui referidas algumas figuras públicas por demais conhecidas , porem, outras não o são tanto. De modo que, para identificarmos estas tivemos que perguntar ao... Google.
Cumprts. fl


De Anónimo a 17 de Março de 2020 às 18:17
Realmente, podem não ser conhecidas do grande público, mas são prestigiadas dentro da sua esfera: caso da pianista Olga Prats e da escritora Maria Eugénia Neto, viúva do presidente Agostinho Neto, de Angola. Julgo que se refere a estes dois nomes. Mas vão aparecer mais alguns. Não me pareceu bem identificar uns e outros não. Seria descriminar.
Saudações
Sol


De Sarrabal a 17 de Março de 2020 às 18:28
Acrescento: também devemos divulgar as figuras menos conhecidas do grande público, não acha?

Outra coisa, já agora: porque mantém o seu blog com uma letra tão pequenina, opção sua? Eu vejo bem, mas mesmo assim...

Sol


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15

18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.posts recentes

. ANIVERSÁRIO DA MORTE DE N...

. VARINAS

. VERSOS DIVERSOS - O CONSE...

. LEMBRAR ZECA AFONSO - 37 ...

. ALENTEJO AUSENTE

. A VOZ DO VENTO CHAMA PELO...

. CARNAVAL OU ENTRUDO - ORI...

. FIAR A SOLIDÃO

. REGRESSO

. PASTORA SERRANA

. MEU FILHO

. 20 DE JANEIRO – SÃO SEBAS...

. UM OLHAR SOBRE A PAISAGEM...

. «AS CRIANÇAS DA GUERRA»

. NOVO ANO DE 2024

. AS «JANEIRAS» E OS «REIS»...

. DIA DE REIS - TRADIÇÕES

. NATAL 2023

. NATAL - O DIA SO SOL

. AS QUATRO MISSAS DO NATAL

.arquivos

. Março 2024

. Fevereiro 2024

. Janeiro 2024

. Dezembro 2023

. Novembro 2023

. Outubro 2023

. Setembro 2023

. Agosto 2023

. Julho 2023

. Junho 2023

. Maio 2023

. Abril 2023

. Março 2023

. Fevereiro 2023

. Janeiro 2023

. Dezembro 2022

. Novembro 2022

. Outubro 2022

. Setembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Abril 2022

. Fevereiro 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Setembro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Março 2020

. Novembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Dezembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

.links

blogs SAPO
Em destaque no SAPO Blogs
pub