A Teresinha tem agora sete anos. É uma menina morena. De olhos negros, lindos, amendoados, de cabelo castanho muito escuro, que lhe desce, completamente liso, um pouco abaixo dos ombros. Umas vezes solto, outras com “rabo-de-cavalo” ou dois “totós”, um de cada lado, bem compridos.
A Teresinha movimenta-se com leveza, com elegância. Há amigos da família que lhe chamam “Bailarina”. Porque a Teresinha andou na dança Jazz, depois no balett e, agora, na patinagem artística. Tudo isso ajuda. E parece que acertou. É da patinagem que a Teresinha mais gosta. Participa nos campeonatos, alcança lugares cimeiros e tem nas professoras as amigas que gosta de ter.
Para a Teresinha a dança, o canto, a música, a representação, têm, ainda, a sua preferência. Gosta de “actuar” perante um “auditório”. Gosta de palmas. Inventa músicas e letras que interpreta sem acanhamento. Em casa ou na escola. Mas não deixa de ser marota. Conta anedotas com graça. Sobe às árvores. Galga muros. “Atira-se”, sem medo, de pontos altos, até arranjar uns “galos”, daqueles que não cantam. Embora seja uma aluna de muitos “excelentes”.
A Teresinha é, também, muito feminina. Gosta de colares e de brincos: «Eu sou uma menina corajosa. Vou furar as minhas orelhas para usar brincos com uma pedrinha cor-de-rosa, que a mãe vai comprar!». E furou as orelhas. Gosta de roupa, de sapatos, de botas, de tops, de saias e calcinhas que deixam a barriguinha à mostra. De preferência tudo cor-de-rosa – creio ser a cor predilecta de todas as meninas, actualmente.
Por tudo isto, é natural que a Teresinha goste de se mirar ao espelho. Tem no quarto um toucador «cor-de-rosa, de princesa», é assim que o classifica, que fez o seu deslumbramento quando o recebeu da mãe como prenda. Toucador que continua a ser um elemento indispensável para ela, quando informa: «Vou arranjar-me!».
Mas a Teresinha nunca diz: «Vou ver-me ao espelho.» A Teresinha diz sempre: «Vou mostrar-me ao espelho.» Pensando bem, não deixa de ter razão…Tanto quanto parece, a Teresinha não tem intenção de mudar a frase. Já teve tempo suficiente para isso – além de ter sido informada da correcção que deveria fazer.
Ainda assim, tudo indica que a Teresinha irá continuar a «mostrar-se ao espelho» do seu toucador «cor-de-rosa de princesa». E aos outros espelhos, claro.
Soledade Martinho Costa