Deixar o coração voar sozinho / e ser ainda gesto / ser sorriso / ser luz que se divisa / ser farol. / Ser tudo quanto baste / e for preciso / para dizer ao Mundo / há um caminho / e atrás de cada noite / um arrebol.
S.M.C.
DESABAFO: Será que os meus bisnetos conseguirão ver o meu Sporting ganhar um campeonato nacional?
SUGESTÃO: Uma viagem pelo Alentejo e pela sua memória. O reencontro com Fernando Namora ou com Manuel da Fonseca, com a alvura das paredes e a tranquilidade das ruas. A redescoberta de Évora, de Estremoz, de Arraiolos, o olhar sobre a Espanha com os olhos de Jeromenha, o peixe frito de Mértola, a caldeirada de barbos de Moura, o cabrito à pastora de Beja, o caldo de cação de Serpa, regado com as reservas da Vidigueira, de Borba e Portalegre, com passagem pelo Redondo. Depois, cantar em coro pelas ruas de Aljustrel ou nas tabernas de Pias e acabar em Barrancos, em sapateados e cantigas, quando as vozes já começam a mudar de cor.
ESCÂNDALO: Qual? Quais? Não conheço, logo não existem.
APLAUSO: O mandato de prestígio como Presidente da República que está a ser feito por Jorge Sampaio, a Expo’98, o Prémio Nobel da Literatura para Saramago.
EXPECTATIVA: Que José Saramago escreva muito e fale pouco. Quando escreve, aproxima-nos, quando fala, afasta-nos.
PREOCUPAÇÃO: Devia responder que estou preocupado com a paz e essas coisas. Mas neste momento a principal preocupação é terminar o livro que tenho agora em mãos. É um acto de paixão demasiado grande que me preocupa até à insónia.
EMOÇÃO: A audição do Requiem de Mozart no Carnegie Hall, em Nova Iorque, no Verão passado.
AMOR: São Francisco d’Assis. Amo-te, meu irmão pássaro, minha irmã árvore, minha irmã mulher, minha irmã criança, minha irmã água…
SAUDADE: Sobretudo do futuro e das coisas não vividas e dos meus tempos de menino a brincar ao pião e às escondidas no maior recreio do Mundo – o pátio da minha escola cravada no meio do Alentejo com os montes ao longe a murar a ilusão do limite.
SONHO: De uma Noite de Verão, representado no Barbican Theatre no sempre desejado retorno ao encontro mágico com Shakespeare.
MEDO: A emoção mais inteligente que sentem todos os homens corajosos.
INTIMIDADE: O encontro com o espelho depois de me levantar. Barba por fazer, cabelo desgrenhado, olhos inchados e o espelho a gozar: Eh pá, és feio p’ra caraças!
FIGURA PÚBLICA MAIS: O Bispo resignatário de Setúbal, D. Manuel Martins.
FIGURA PÚBLICA MENOS: As figurinhas medíocres e pequeninas da política, da arte, do espectáculo, que estão na moda tão relampejantes e efémeras quanto a própria moda.
CALENDÁRIO: Não tenho. Às vezes descubro espantado que é domingo, outras vezes fico surpreendido quando me apercebo que ontem foi domingo.
Autoria e coordenação: Soledade Martinho Costa
In Notícias Magazine/1999
Nota – Apreciei Francisco Moita Flores quando, na Rádio, respondia diariamente aos ouvintes que lhe colocavam situações pessoais, por vezes dramáticas. A sua sensibilidade, as palavras solidárias e amigas, os seus conselhos, o seu sentido de humanidade, patentes nas respostas, despertaram em mim a simpatia e o gosto por ouvi-lo, nesse seu programa, ao final das tardes. Foram, também, os «Casos de Polícia», emitidos pela SIC, em resultado das suas anteriores funções como inspector da Polícia judiciária. Da minha parte, a mesma sensação de simpatia e apreço. Foram, ainda, as telenovelas e a sua faceta de escritor. O seu amor pelo Teatro. Convidei-o, então, para responder ao inquérito «Por Mão Própria». Falámos pelo telefone. A mesma simpatia e a mesma simplicidade.
Hoje, dou a vez a Francisco Moita Flores, aqui, no Sarrabal. Não ponho em destaque a sua liderança como actual presidente da Câmara Municipal de Santarém, nem os seus dotes de excelente escritor. Prefiro distingui-lo pelas suas qualidades de pessoa acessível, onde a simpatia, a competência e o sentido de responsabilidade se complementam para dele fazerem a figura pública, estimada e respeitada, que todos conhecemos.
Um abraço amigo para si, Francisco Moita Flores!
S.M.C.
. DIA DE TODOS OS SANTOS - ...
. CONHECER ALVERCA DO RIBAT...
. CONHECER ALVERCA DO RIBAT...
. CONHECER ALVERCA DO RIBAT...
. ALVERCA DO RIBATEJO «CIDA...
. SÃO PEDRO - PADROEIRO DE ...
. PASCOELA - ORIGENS E TRAD...
. VIGÍLIA PASCAL - BÊNÇÃO D...
. SEGREDOS
. ALVERCA DO RIBATEJO ANTIG...
. ALVERCA DO RIBATEJO ANTIG...
. ALVERCA DO RIBATEJO ANTIG...
. ALVERCA DO RIBATEJO ANTIG...
. BLOGUES A VISITAR