Quarta-feira, 13 de Julho de 2011
POR MÃO PRÓPRIA - Responde: FRANCISCO MOITA FLORES

 

 

Deixar o coração voar sozinho / e ser ainda gesto / ser sorriso / ser luz que se divisa / ser farol. / Ser tudo quanto baste / e for preciso / para dizer ao Mundo / há um caminho / e atrás de cada noite / um arrebol.

S.M.C.

 

 

DESABAFO: Será que os meus bisnetos conseguirão ver o meu Sporting ganhar um campeonato nacional?

 

SUGESTÃO: Uma viagem pelo Alentejo e pela sua memória. O reencontro com Fernando Namora ou com Manuel da Fonseca, com a alvura das paredes e a tranquilidade das ruas. A redescoberta de Évora, de Estremoz, de Arraiolos, o olhar sobre a Espanha com os olhos de Jeromenha, o peixe frito de Mértola, a caldeirada de barbos de Moura, o cabrito à pastora de Beja, o caldo de cação de Serpa, regado com as reservas da Vidigueira, de Borba e Portalegre, com passagem pelo Redondo. Depois, cantar em coro pelas ruas de Aljustrel ou nas tabernas de Pias e acabar em Barrancos, em sapateados e cantigas, quando as vozes já começam a mudar de cor.

 

ESCÂNDALO: Qual? Quais? Não conheço, logo não existem.

 

APLAUSO: O mandato de prestígio como Presidente da República que está a ser feito por Jorge Sampaio, a Expo’98, o Prémio Nobel da Literatura para Saramago.

 

EXPECTATIVA: Que José Saramago escreva muito e fale pouco. Quando escreve, aproxima-nos, quando fala, afasta-nos.

 

PREOCUPAÇÃO: Devia responder que estou preocupado com a paz e essas coisas. Mas neste momento a principal preocupação é terminar o livro que tenho agora em mãos. É um acto de paixão demasiado grande que me preocupa até à insónia.

 

EMOÇÃO: A audição do Requiem de Mozart no Carnegie Hall, em Nova Iorque, no Verão passado.

 

AMOR: São Francisco d’Assis. Amo-te, meu irmão pássaro, minha irmã árvore, minha irmã mulher, minha irmã criança, minha irmã água…

 

SAUDADE: Sobretudo do futuro e das coisas não vividas e dos meus tempos de menino a brincar ao pião e às escondidas no maior recreio do Mundo – o pátio da minha escola cravada no meio do Alentejo com os montes ao longe a murar a ilusão do limite.

 

SONHO: De uma Noite de Verão, representado no Barbican Theatre no sempre desejado retorno ao encontro mágico com Shakespeare.

 

MEDO: A emoção mais inteligente que sentem todos os homens corajosos.

 

INTIMIDADE: O encontro com o espelho depois de me levantar. Barba por fazer, cabelo desgrenhado, olhos inchados e o espelho a gozar: Eh pá, és feio p’ra caraças!

 

FIGURA PÚBLICA MAIS: O Bispo resignatário de Setúbal, D. Manuel Martins.

 

FIGURA PÚBLICA MENOS: As figurinhas medíocres e pequeninas da política, da arte, do espectáculo, que estão na moda tão relampejantes e efémeras quanto a própria moda.

 

CALENDÁRIO: Não tenho. Às vezes descubro espantado que é domingo, outras vezes fico surpreendido quando me apercebo que ontem foi domingo.

 

 

Autoria e coordenação: Soledade Martinho Costa

In Notícias Magazine/1999

 

 

Nota – Apreciei Francisco Moita Flores quando, na Rádio, respondia diariamente aos ouvintes que lhe colocavam situações pessoais, por vezes dramáticas. A sua sensibilidade, as palavras solidárias e amigas, os seus conselhos, o seu sentido de humanidade, patentes nas respostas, despertaram em mim a simpatia e o gosto por ouvi-lo, nesse seu programa, ao final das tardes. Foram, também, os «Casos de Polícia», emitidos pela SIC, em resultado das suas anteriores funções como inspector da Polícia judiciária. Da minha parte, a mesma sensação de simpatia e apreço. Foram, ainda, as telenovelas e a sua faceta de escritor. O seu amor pelo Teatro. Convidei-o, então, para responder ao inquérito «Por Mão Própria». Falámos pelo telefone. A mesma simpatia e a mesma simplicidade.

Hoje, dou a vez a Francisco Moita Flores, aqui, no Sarrabal. Não ponho em destaque a sua liderança como actual presidente da Câmara Municipal de Santarém, nem os seus dotes de excelente escritor. Prefiro distingui-lo pelas suas qualidades de pessoa acessível, onde a simpatia, a competência e o sentido de responsabilidade se complementam para dele fazerem a figura pública, estimada e respeitada, que todos conhecemos.

Um abraço amigo para si, Francisco Moita Flores!

 

S.M.C.

                                          

                                       



publicado por sarrabal às 12:43
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
|

.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.posts recentes

. POR MÃO PRÓPRIA - Respond...

. PERGUNTA

. TRADIÇÕES - ROMARIA DA SE...

. TRADIÇÕES - «TRAZER A SES...

. DOMINGO DE PASCOELA - FES...

. DOMINGO DE PÁSCOA

. «O FOLAR DO PADRE» E O SI...

. SEMANA SANTA

. POEMA EM TAMANHO NATURAL

. MEMÓRIA DE UM POVO de ISA...

. ANTÓNIO PIMENTEL - RETRAT...

. POR MÃO PRÓPRIA - respond...

. ALGUMA COISA ACONTECE

. DIA DOS NAMORADOS

. COISAS DA VELHA DO ARCO -...

. TODOS OS LUGARES SÃO TEUS

. POR MÃO PRÓPRIA - Respond...

. BOM NOVO ANO 2012!

. DESEJO A TODOS UM FELIZ N...

. SEGREDOS - «NÃO HÁ RAPAZE...

.arquivos

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

.links
.Contador
Site Meter
blogs SAPO